terça-feira, 6 de março de 2012

As misteriosas esferas de pedra na Costa Rica


Um dos maiores mistérios da arqueologia, assim como as pedras que se movem sozinhasestá localizado na Costa Rica. São obras praticamente perfeitas da era pré-colombiana realizadas pelos índios do país entre os anos 400 e 1000. Como as obras foram feitas, os pesquisadores ainda sabem ao certo, tampouco como as pedras foram transportadas por vários quilômetros. As esferas provavelmente tinham fins astronômicos ou servia de base para um calendário do povo da região.

Hoje, sabe-se que existem aproximadamente 300 esferas na região, as mais pesadas possuem um peso de até 16 toneladas. Algumas ainda permanecem no local em que foram descobertas, mas grande parte foi removida devida à erosão e ao vandalismo.


A obra foi descoberta numa plantação de banana chamada Finca 6, hoje coberta por árvores e arbustos em Palmar Sun. Ali está localizado um sítio arqueológico que vem surpreendendo os pesquisadores nas últimas décadas, especialmente pelas misteriosas esferas de pedra.

Cientistas da Universidade do Kansas querem conceder às pedras o World Heritage Status (algo semelhante à um status de herança mundial). Eles estão fazendo um estudo que determinará se os sítios arqueológicos no qual as esferas foram encontradas deverão ser preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário