domingo, 11 de março de 2012

O problema do horizonte


O nosso universo parece ser incomensuravelmente uniforme. Olhe através do espaço de uma borda do universo visível para o outro, e você verá que a radiação de fundo enchendo o cosmos é a mesma temperatura em todos os lugares. Isso pode não parecer surpreendente até que você considere que as duas extremidades são quase 28 bilhões de anos luz distante e nosso universo é apenas 14 bilhões de anos.
Nada pode viajar mais rápido que a velocidade da luz, então não há como a radiação de calor poderia ter viajado entre os dois horizontes para nivelar os pontos quentes e frios criados no big bang e deixar o equilíbrio térmico que vemos agora.
Este "problema do horizonte" é uma grande dor de cabeça para os cosmólogos, tão grande que eles vieram com algumas soluções muito selvagens. "A inflação", por exemplo.
Você pode resolver o problema do horizonte, tendo o universo se expandir ultra-rápido por um tempo, logo após o big bang, explodindo por um fator de 10 50 em 10 -33 segundos. Mas é que o pensamento só desejo? "A inflação seria uma explicação, se isso ocorreu", diz o astrônomo da Universidade de Cambridge Martin Rees . O problema é que ninguém sabe o que poderia ter feito com que isso aconteça - mas ver Dentro de inflação: após o big bang .
Então, na verdade, a inflação resolve um mistério apenas para invocar outro. Uma variação na velocidade da luz também pode resolver o problema do horizonte -, mas isso também é impotente diante da pergunta "por quê?" Em termos científicos, a temperatura uniforme da radiação de fundo continua a ser uma anomalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário