sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Passado Impossível, Objetos fora de época

O Passado Impossível
Entre os objetos mais comentados pelos estudiosos estão as chamadas pilhas de Bagdá. Esses objetos foram encontrados durante escavações arqueológicas na região de Khouyout Rabbou’a, a leste de Bagdá, em 1930. Inicialmente consideradas objetos de culto religioso, foram quase que totalmente ignoradas e guardadas no porão de um museu até 1936, quando foram redescobertas por um engenheiro alemão que trabalhava na reconstrução dos esgotos de Bagdá.
As pilhas são pequenos vasos de terracota, com elementos metálicos no interior e medindo 15 centímetros de altura. Os estudos realizados por pesquisadores autônomos mostraram que os vasos eram, na verdade, pilhas elétricas, muito parecidas com as desenvolvidas por Alessandro Volta no final do século 18.

Uma das pilhas de Bagdá, decomposta.
 A idade calculada para os objetos foi de dois mil anos, o que abriu uma série de discussões: alguns afirmam que a ideia dos vasos serem acumuladores de energia é falsa, já que na época não existiam objetos desse tipo; outros ridicularizam o conceito, afirmando que a existência das pilhas é mais uma prova evidente de que o conhecimento científico das civilizações antigas é maior do que se supunha. A questão seria decidir se tais conhecimentos foram desenvolvidos por aqueles povos ou recebidos de outros, ainda mais antigos.
Jacques Bergier (1912-1978), um dos pesquisadores mais conhecidos no mundo, relatou a existência de um objeto ainda mais misterioso, cuja origem e propósito continuam indecifráveis. Conhecido como o Objeto de Coso, foi descoberto em 1961, na Califórnia, por escavadores que procuravam pedras semipreciosas. Uma gema, ao ser partida, tinha em seu interior um objeto com uma haste metálica central com 2 milímetros de espessura, circundada por uma espécie de cerâmica numa cavidade hexagonal com vestígios de cobre.
A forma lembra o diagrama de uma vela de ignição moderna, mas estudos científicos realizados indicam uma idade de aproximadamente 500 mil anos para o objeto. Mais uma vez, isso deu origem a posições extremadas sobre a existência de culturas bastante desenvolvidas no passado remoto do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário