sábado, 11 de fevereiro de 2012

Robô-bebê pode ajudar no tratamento de depressão em idosos


Robô-bebê pode ajudar no tratamento de depressão em idosos

Objetivo é estimular respostas emocionais dos pacientes


por Redação Made in Japan
02.03.2011
Babyloid encontra-se em fase de testes em clínicas japonesasBabyloid encontra-se em fase de testes em clínicas japonesasAtualmente, bonecas e bichos de pelúcia são usados como parte da terapia no tratamento de Alzheimer, demência e problemas de memória. O professor Masayoshi Kanou, da Universidade Chukyo (província de Aichi), desenvolveu o Babyloid, um robô baseado nos mesmos princípios, inicialmente voltado para o tratamento de depressão em idosos.
O Babyloid tem aproximadamente 44 cm de comprimento e 2,2 kg; conta com microfone, alto-falante e sensor de toque, iluminação e temperatura. Pequenas lâmpadas de LED instaladas no rosto simulam choro ou fazem as bochechas ficarem coradas. Além disso, os braços se movimentam, a boca abre e fecha, e os olhos piscam. Tais recursos visam a estimular respostas emocionais do paciente e melhorar sua auto-estima, uma vez que, em relação ao “bebê”, a pessoa teria o papel ativo de cuidar de alguém, ao invés da rotina de apenas receber cuidados.
O robô já encontra-se em fase de testes práticos em clínicas japonesas. Caso o benefício seja comprovado, Kanou estima que o Babyloid possa estar disponível no mercado no futuro por cerca de 6 mil ienes (aproximadamente mil reais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário