O ROSTO DE MARTE
ter, 29 de março, 2005
Vocês devem conhecer este rosto. Em 1976, a sonda Viking fez essa foto quando sobrevoava a superfície de Marte, mais especificamente a área denominada Cydonia. Na época, a NASA disse que era apenas um truque de "luz e sombras", amparado pelo "fato" de que uma segunda foto, tirada "duas horas depois", não revelava esse rosto. Investigações posteriores descobriram que esse "fato" era uma mentira: a sonda orbital estava do outro lado de Marte duas horas após a primeira foto. Na verdade, havia sim uma segunda foto, que só foi descoberta por pesquisadores independentes e que, longe de sanar as dúvidas, revelava que, mesmo em uma posição de luz diferente, também aparecia a estranha imagem de um rosto.
A segunda foto
O mistério permaneceu por mais de 20 anos, com a NASA sempre alegando o "efeito de luz e sombras". Após muita pressão (inclusive de Arthur C. Clarke), em 1998 a sonda Mars Global Surveyor passou por Cydonia, com a missão de tirar fotos das estranhas formações encontradas por lá. Pelo visto, os mais incompetentes cientistas foram usados nessa missão, porque o número de erros que foi cometido (por descaso ouintencionalmente?) foi surpreendente! Foram feitas duas passagens no local de Cydonia, e na primeira, por umerro de operação, todos os dados colhidos foram perdidos! Simples assim! Então tentaram uma outra vez. A câmera de alta resolução do satélite tem dois modos de funcionamento: um deles mais preciso, que combina o resultado de vários filtros para formar uma imagem mais precisa, e outro de baixa definição, utilizando menos filtros. Pois bem, na segunda passagem a câmera algum tapado colocou a câmera em modo de baixa definição!!!!!!! O satélite vai passar em cima de um dos maiores mistérios de Marte e o cara bota a câmera em baixa definição!!!!!! A NASA depois reconheceu o erro. Me pergunto: esses caras estavam emaconhados, ou há dias sem dormir? Não é à toa que os ônibus espaciais da NASA explodem! Claro que, diante desses absurdos, hipóteses conspiratórias ganham força. Obrigado por alimentar nossas paranóias, NASA. Como se não bastasse, a imagem captada foi processada nos laboratórios de forma a suprimir qualquer contraste, qualquer elevação ou profundidade.
ESSA foi a imagem divulgada para o mundo todo, horas depois de recebida. Foi publicada em revistas científicas, TVs, jornais, etc. O "rosto" foi ridicularizado, ganhando o apelido de "catbox" (caixa de areia, usada por gatos). Bem, digamos então que o rosto em Marte seja apenas um jogo de luz e sombras, algo não-artificial. Então porque o JPL (Jet Propulsion Laboratory, subordinado à NASA) além de pegar uma foto sem contraste, adulterou-a digitalmente no sentido de parecer ainda menos um rosto? Me parece uma política tendenciosa e nada científica, não é mesmo? Ou isso, ou a NASA contratou para esta missão os piores cientistas e os piores laboratoristas também!
Reconhece alguma coisa desta imagem? Este é o Pentágono, sob as mesmas condições da foto tirada pela NASA. Como alguém pretende analisar algo dessa forma?
A farsa ficou tão evidente que algum tempo depois a NASA liberou uma versão com "alto-contraste".
Agora sim temos algo com o que lidar, e algo mais parecido com um rosto. Mas o estrago já estava feito. Para o grande público, o caso estava encerrado. Periódicos científicos, como a revista Nature, não aceitam mais nada que se refira ao rosto, ou seja, é um assunto que está fora da "comunidade científica". Felizmente existe a Internet. Mas mesmo essa foto não contribuiu para elucidar o mistério, por dois motivos: o ângulo em que o satélite passou foi mais baixo e oblíquo, em comparação ao da Viking (que fotografou a "face" de cima), e a luz estava incidindo de forma diferente. MAS, com a nossa tecnologia, é possível mapear uma imagem 2D pra 3D e mudar a incidência de luz e ângulo de visão. E Mark Kelly, um expert em imagem digital, fez isso. E o resultado é o que segue:
Uma animação do antes-e-depois pode ser conferida aqui
Em 2001 a sonda passou novamente pela região, e obtivemos outra imagem do rosto, desta vez de cima, como a da Viking, em alta resolução e em condições de luz favoráveis. O resultado continuou inconclusivo, porque, para quem não acredita, o lado do rosto que não víamos na outra foto pode parecer para uns uma formação natural (o que torna o outro lado um mero acaso da natureza), e para os que defendem a face pode ter sido uma erosão que causou a destruição parcial do rosto. O que não se pode negar é que há uma impressionante simetria em sua estrutura, como as linhas retas e paralelas no lado esquerdo, no arco que emoldura o rosto, na distância entre o que parecem ser olhos, nariz e boca. E, mais inegavelmente ainda, que o platô que emoldura a "face" é surpreendentemente plano e simétrico. O geologista James Berkland, do U.S. Geological Survey, deu seu parecer: "O tal "rosto de Marte" é diferente de qualquer coisa natural que eu tenha visto ou ouvido falar. Atribuir essa simetria a erosão do vento é defender um caso especial de processo geológico sem evidências que a suportem".
A imagem da esquerda é a original, tirada em 2001. A da direita é uma alteração feita para representar a incidência de luz e contraste da foto nas condições encontradas pela Viking, na foto de 76. Veja aqui em versão maior
Uma proposta ainda mais intrigante é que, se a face foi intencionalmente criada e não sofreu erosão, então ela poderia conter metade de um rosto humano, e a outra metade felino!
Na foto esquerda a metade esquerda do rosto foi espelhada, e na foto direita a metade direita é que foi duplicada
Pode parecer tolice a princípio, mas é assustador pensar que temos um paralelo híbrido hominídeo / felino aqui mesmo, na Terra, mais especificamente no Egito: A Esfinge de Gizé, um corpo de leão com cabeça de homem, que também desafia a ciência (sem falar na adoração dos gatos pelo povo egípcio). E mais estranho ainda se formos ver que, na mesma área de Cydonia, encontramos formações piramidais muito semelhantes às do Egito.
Acima, o que os pesquisadores chamam de "a cidade", com várias formas piramidais. Ao lado e abaixo, a "D&M Pyramid", com dois lados perfeitos
E estas não são as únicas coisas esquisitas do lugar. Temos também um "monte" que parece incrustrado no meio de uma cratera, e em cujo pico parece haver uma pirâmide.
PS: A sonda Spirit, que pousou em Marte em 2004, fotografou um objeto desconhecido no céu de Marte. O fato é que só pode ser a Viking 2, ou uma estrela cadente, ou, quem sabe, o mesmo objeto não-identificado com 25km de extensão que foi fotografado pela sonda Phobos II (em Marte) momentos antes dela misteriosamente perder contato para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário