domingo, 29 de janeiro de 2012

Buracos negros podem ter freado formação estelar


Buracos negros podem ter freado formação estelar



Estas galáxias distantes são conhecidas como galáxias submilimétricas. São muito brilhantes no Universo distante, onde ocorre intensa formação estelar. [Imagem: ESO/APEX(MPIfR/ESO/OSO)/A. Weiss et al./NASA Spitzer Science Center]
Parada brusca
Astrônomos descobriram a melhor relação encontrada até hoje entre os mais intensos episódios de formação estelar no Universoprimordial e as galáxias de maior massa que se observam atualmente.
As galáxias, em pleno crescimento devido a fortes episódios de formação estelar no Universo primitivo, viram o nascimento de novas estrelas parar abruptamente, deixando-as como galáxias de elevada massa - mas passivas - com estrelas envelhecendo até o Universo atual.
Os astrônomos acreditam ter encontrado o provável culpado desta súbita parada na formação estelar: o surgimento de buracos negros supermassivos.
A equipe combinou observações da câmera LABOCA, instalada no telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment), com medições feitas com o Very Large Telescope do ESO, do Telescópio Espacial e outros, para observar como é que galáxias brilhantes e muito distantes se juntam para formar grupos e aglomerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário